Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Blog
Esgotamento Sanitário contribui para a melhoria da qualidade da água do Rio Tubarão
25/08/2022
A implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto, em Tubarão, pode ter contribuído com a melhora das análises de água do Rio Tubarão. De acordo com o estudo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, a qualidade do leito que corta a Cidade Azul, é considerada a melhor do estado, com um índice de 89, em uma escala de 0 a 100.

O serviço que entrou em operação em novembro de 2019, implantação e operação pela Tubarão Saneamento, fez com que a cidade saísse do zero para 30,4% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto. Ao todo, hoje, são quase 34 mil tubaronenses atendidos, sendo 160 milhões de litros por mês que podem deixar de chegar na natureza.

O índice tende a melhorar nos próximos anos, já que o investimento continua sendo realizado, e as obras em andamento, para que grande parte dos tubaronenses sejam atendidos com o serviço.

"Desde março de 2018 estamos trabalhando nas ruas do município, instalando redes de coleta. Sabemos que é um transtorno, pois muda a rotina das pessoas, faz barulho, poeira, o asfalto fica com cicatriz, mas essa é uma necessidade do município, que já está refletindo em benefícios para a sociedade", explica o diretor da Tubarão Saneamento, Marcelo Matos.

"Nós estamos sempre em busca de alternativas para minimizar o impacto das obras para as pessoas, primeiro pelo compromisso e segundo porque também vivemos aqui. Por isso, para facilitar o acesso à informação, compartilhamos todas as informações de desvios com aplicativos de localização por GPS (Waze e Google Maps)", completa Marcelo.

Para saber mais sobre as áreas atendidas, o cliente pode entrar em contato por meio da Central de Atendimento ao Cliente pelo WhatsApp (48) 99168-5827 ou telefone 0800 648 9596.

Monitoramento de Qualidade das Águas
O boletim é divulgado a cada trimestre e estabelece cinco parâmetros para análise da qualidade da água: quantidades de cloreto, nitrato, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, além dos coliformes. Somando esses critérios chega-se ao IQA (Índice de Qualidade da Água), com cinco níveis de classificação que variam em uma escala de 0 a 100.
VEJA TAMBÉM
Tags