Tratamento de Água
Tratamento de Água

A água é fonte da vida. É o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana. É essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

CAPTAÇÃO

A Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar possuem uma área de 5.960km² e engloba 21 municípios do Sul Catarinense. Desta bacia faz parte o Rio Tubarão, manancial superficial que tem suas águas captadas para tratamento e distribuição na cidade de Tubarão.

O Rio Tubarão tem nascente nos municípios de Lauro Müller, Orleans e Pedras Grandes, região de diversificada atividade econômica. As águas da Bacia servem como fonte de abastecimento público e industrial, além de serem usadas para matar a sede de animais, para irrigação, recreação e pesca artesanal.

O monitoramento das águas do Rio Tubarão, na captação, é feito com periodicidade e parâmetros determinados pela Portaria de Consolidação Nº 5 de 28 de setembro de 2017, anexo XX.

TRATAMENTO

O processo de tratamento realizado é do tipo convencional, com distribuição de água potável à região urbana da Cidade Azul. Com o objetivo de oferecer, sempre, o melhor para os consumidores, a Concessionária realiza, diariamente, o monitoramento da qualidade da água, que é distribuída aos tubaronenses.

Esse processo é feito nas redes de distribuição, e também nos pontos considerados críticos, como é o caso dos hospitais e clínica de hemodiálise, locais onde a água fornecida deve chegar com excelente qualidade. Além disso, são realizadas análises em laboratório terceirizado, visando aferir se ela está dentro dos padrões de consumo, determinadas pelo Ministério da Saúde.

ETAPAS DO TRATAMENTO

O processo de tratamento aplicado no município é do tipo convencional, com distribuição de água potável à região urbana de Tubarão e fornecimento à Capivari de Baixo. Desde o tratamento até a distribuição são sete etapas:
1) Entrada de água bruta;
2) Floculação;
3) Decantação;
4) Filtração;
5) Caixa de Contato;
6) Reservatório;
7) Distribuição.

SAIBA MAIS SOBRE AS ETAPAS
  • Captação: retirada de água bruta do manancial do rio Tubarão;
  • Adução: operação que conduz a água bruta até a Estação de Tratamento de Água;
  • Mistura rápida: adição de coagulante para remoção das impurezas;
  • Floculação: Aglutinação de impurezas existentes;
  • Decantação: Sedimentação do material aglutinado;
  • Filtração: Polimento final, retiradas de pequenas partículas aglutinadas oriundas do sistema de decantação;
  • Desinfecção: Eliminação de micro-organismos patogênicos;
  • Fluoretação: Prevenção de cárie dentária;
  • Reservação: Armazenamento de água tratada disponível ao sistema de abastecimento do município.
ESTAÇÃO DE
TRATAMENTO DE ÁGUA

Localização: Rua Dorvino Coradini, 172, Bairro Fábio Silva,
Tubarão, Santa Catarina - CEP. 88702-830.
Capacidade de tratamento: 410 litros por segundo.
Abrangência: Abastece todas as unidades consumidoras da região urbana de Tubarão (44.219) e fornece para o município de Capivari de Baixo.

ASSISTA AO NOSSO VÍDEO