A água é fonte da vida. É o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana. É essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.
A Bacia do Rio Tubarão e Complexo Lagunar possuem uma área de 5.960km² e engloba 21 municípios do Sul Catarinense. Desta bacia faz parte o Rio Tubarão, manancial superficial que tem suas águas captadas para tratamento e distribuição na cidade de Tubarão.
O Rio Tubarão tem nascente nos municípios de Lauro Müller, Orleans e Pedras Grandes, região de diversificada atividade econômica. As águas da Bacia servem como fonte de abastecimento público e industrial, além de serem usadas para matar a sede de animais, para irrigação, recreação e pesca artesanal.
O monitoramento das águas do Rio Tubarão, na captação, é feito com periodicidade e parâmetros determinados pela Portaria de Consolidação Nº 5 de 28 de setembro de 2017, anexo XX.
O processo de tratamento realizado é do tipo convencional, com distribuição de água potável à região urbana da Cidade Azul. Com o objetivo de oferecer, sempre, o melhor para os consumidores, a Concessionária realiza, diariamente, o monitoramento da qualidade da água, que é distribuída aos tubaronenses.
Esse processo é feito nas redes de distribuição, e também nos pontos considerados críticos, como é o caso dos hospitais e clínica de hemodiálise, locais onde a água fornecida deve chegar com excelente qualidade. Além disso, são realizadas análises em laboratório terceirizado, visando aferir se ela está dentro dos padrões de consumo, determinadas pelo Ministério da Saúde.
O processo de tratamento aplicado no município é do tipo convencional, com distribuição de água potável à região urbana de Tubarão e fornecimento à Capivari de Baixo. Desde o tratamento até a distribuição são sete etapas:
1) Entrada de água bruta;
2) Floculação;
3) Decantação;
4) Filtração;
5) Caixa de Contato;
6) Reservatório;
7) Distribuição.
- Captação: retirada de água bruta do manancial do rio Tubarão;
- Adução: operação que conduz a água bruta até a Estação de Tratamento de Água;
- Mistura rápida: adição de coagulante para remoção das impurezas;
- Floculação: Aglutinação de impurezas existentes;
- Decantação: Sedimentação do material aglutinado;
- Filtração: Polimento final, retiradas de pequenas partículas aglutinadas oriundas do sistema de decantação;
- Desinfecção: Eliminação de micro-organismos patogênicos;
- Fluoretação: Prevenção de cárie dentária;
- Reservação: Armazenamento de água tratada disponível ao sistema de abastecimento do município.
TRATAMENTO DE ÁGUA
Localização: Rua Dorvino Coradini, 172, Bairro Fábio Silva,
Tubarão, Santa Catarina - CEP. 88702-830.
Capacidade de tratamento: 410 litros por segundo.
Abrangência: Abastece todas as unidades consumidoras da região urbana de Tubarão (44.219) e fornece para o município de Capivari de Baixo.