Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Programas Socioambientais
“Gordura não cabe na rede de esgoto”: Concessionária disponibiliza pontos de coletas de óleo de cozinha para população
27/09/2023
Em busca de diminuir as obstruções de rede e evitar a contaminação dos lençóis freáticos com gordura, a Tubarão Saneamento estará auxiliando na coleta e descarte consciente de óleo utilizado, com a campanha “Gordura não cabe na rede de esgoto”. Com dois pontos de coleta ativos, os moradores já podem descartar as garrafas com o resíduo utilizado.

Ao despejar o óleo na pia, mesmo que demore alguns dias, ele acaba gerando um entupimento na rede de esgoto da casa ou da rua, o que leva a uma grande manutenção de urgência. Como também, contamina o solo e prejudica os animais e seres vivos que dependem dele para sobreviver.

O movimento, que já acontece em prol da conscientização, agora estará também ajudando de maneira direta no descarte correto do óleo utilizado. “É um problema real e que impacta na saúde ambiental e no funcionamento da coleta de esgoto. Precisamos enfatizar o cuidado e, além disso, também orientar sobre o descarte. Auxiliar a população a dar o destino correto ao óleo de cozinha utilizado”,  enfatiza o diretor da concessionária, Marcelo Matos.

Os pontos de coleta estão localizados no bairro de Oficinas e Monte Castelo. O primeiro deles no setor de atendimento aos clientes da Tubarão Saneamento, na Rua Altamiro Guimarães. E o segundo, na sede da Fundação do Meio Ambiente de Tubarão, a FUNAT, na rua Antônio Borges, junto à Policlínica do Becker.

A Concessionária venderá os litros de óleo utilizados para uma empresa, que utiliza o resíduo em matéria-prima para produção de biocombustível, e reverterá o valor para causas sociais, como apoio para escolas e entidades carentes do município.

Recomendação para coleta

Para descartar o óleo nos pontos, é simples. Basta seguir esses passos:

1 - Após a verificação de descarte do óleo, é importante verificar se o mesmo ainda continua quente, caso esteja, aguarde até 30 minutos;

2 - Depois, despeje em uma garrafa pet de dois litros de líquido. Para isso, você pode contar com a ajuda de um funil;

3 - Quando a garrafa estiver completa, pode entregar em um dos pontos de coleta disponíveis na cidade.

Confira vídeo da campanha!
VEJA TAMBÉM
Tags