Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Blog
Dia Mundial da Água: preservação dos recursos hídricos é tema da Tubarão Saneamento
21/03/2024

Comemorado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água tem como objetivo reforçar a conscientização e a importância desse recurso natural essencial para todos nós: a água. Em celebração à data, a Tubarão Saneamento, por meio do setor de Responsabilidade Socioambiental, realizou ações de conscientização em escolas, impactando cerca de 400 crianças.


Durante a semana comemorativa, a Concessionária passou por quatro escolas municipais, com o teatro “De gota em gota”. A iniciativa busca reforçar para as crianças, entre 10 e 12 anos, sobre o cuidado com a água e sua preservação. “Eles aprendem como funciona o ciclo da água, a importância dela para os seres humanos, o meio ambiente e todo o ecossistema, além de educar quanto ao tratamento da água. É uma forma lúdica para ensinar algo que é tão importante”, salienta a supervisora do Socioambiental, Amanda Salles Fiedler.


Além disso, as escolas que receberam a ação, estão localizadas próximo à comunidade da Madre, uma estratégia para reforçar o cuidado também com o Rio da região. “É uma data importante para relembrar a atenção com nossas bacias hídricas. Tanto o Rio Tubarão quanto o Rio da Madre, precisam de preservação, além de incentivar as crianças quanto ao uso consciente”, relata o diretor da concessionária Paulo Canalles. 


Destaque nas ações de preservação de água


A Tubarão Saneamento promove, diariamente, ações de preservação dos recursos hídricos, tanto interna quanto externamente. "Faz parte de nossa cultura buscar alternativas que destaquem a importância da água e da preservação ambiental em todos os nossos processos, desde o tratamento e distribuição até a coleta e o tratamento de esgoto. Hoje, tratamos a vida e devolvemos vida ao meio ambiente", destaca o diretor Marcelo Matos.


Desde o início de sua operação, em 2012, a empresa incentiva hábitos que contribuem para a preservação ambiental, como a redução contínua do percentual de perdas, que atualmente é de 21%, enquanto a média regional é superior a 40,3%, resultado de um cuidado diário, manutenções preventivas e reparos imediatos.

Outro ponto são as iniciativas a respeito do Rio da Madre. Desde 2018, a concessionária tem se empenhado na preservação desse recurso, com medidas como análises de qualidade da água, bombeamento contínuo para manter o fluxo de vida no rio, monitoramento do meio biótico e implementação de sistemas de tratamento para comunidades menos favorecidas, naquela região.


“O Rio da Madre tem vida. Precisa de preservação, mas também de ações de recuperação. É uma região importante e histórica da nossa cidade. Mantemos o Rio ativo com o bombeamento de água constante, além do efluente lançado nele. E esperamos que essa data relembre, também, a importância de cuidarmos desse rio”, reforça Marcelo.


VEJA TAMBÉM
Tags