Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Representantes da Tubarão Saneamento palestram no 40º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos no Rio de Janeiro
01/10/2025
01/10/2025
A Tubarão Saneamento marcou presença, na última terça-feira (30), no 40º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos (CBMGA), promovido pela Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman), realizado no Rio de Janeiro. O encontro, considerado o maior da América Latina voltado ao tema, reúne até esta quinta-feira (2) profissionais, empresas e instituições que são referência em manutenção e gestão de ativos.
O diretor da concessionária, Marcelo Matos, acompanhado do coordenador de controle de operação, Jorge Loffi, apresentou a palestra “Metodologia ágil na implementação de gestão de ativos em uma concessionária de saneamento”, na qual compartilhou a experiência da empresa na adoção de práticas que otimizam processos, elevam a eficiência operacional e fortalecem a sustentabilidade dos serviços prestados.
A participação no congresso surgiu a partir da indicação do consultor de gestão de ativos da empresa, o professor Luiz Alberto Verri, que incentivou a inscrição do trabalho. “Ficamos honrados em sermos selecionados para apresentar nossa metodologia, que reflete o esforço da empresa em alinhar inovação e qualidade na prestação de serviços à população”, destacou Matos.
Além de promover a troca de experiências com especialistas e consultores do setor, o evento também possibilitou a participação na EXPOMAN, feira paralela ao congresso que reúne fornecedores estratégicos da área.
Para a Tubarão Saneamento, esse contato direto favorece decisões mais ágeis e assertivas, com reflexos positivos nos resultados econômicos, financeiros e operacionais. “A manutenção e a gestão de ativos são o grande desafio das empresas de saneamento para planejar de forma mais eficiente os investimentos realizados. Após a fase de implantação da infraestrutura, manter os ativos em pleno funcionamento e extrair o máximo valor deles assegura a continuidade dos serviços de água e esgoto, garantindo dignidade e saúde pública para a população”, finalizou o diretor.