Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Blog
Tubarão Saneamento: central de monitoramento é destaque em agilidade e eficácia
25/11/2025
Com oito telas principais que se expandem para dezenas de outras, o Centro de Controle Operacional (CCO) é o verdadeiro “cérebro” da Tubarão Saneamento. De lá, os profissionais monitoram em tempo real mais de 700 quilômetros de rede de água e mais 150 km de rede de coleta de esgoto, garantindo eficiência e rapidez no atendimento à população.

Localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA), o CCO opera ininterruptamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, gerenciando todo o ciclo da água: da captação ao tratamento, armazenamento e distribuição.

“O CCO também monitora as principais instalações elétricas e equipamentos da rede, verificando tempo de operação, temperatura e pressão. Esse controle constante assegura o funcionamento adequado de todo o sistema”, destaca o diretor da concessionária, Marcelo Matos.

Além do acompanhamento técnico, a equipe do CCO é responsável por garantir respostas ágeis a ocorrências, como vazamentos, alterações de pressão e demandas da comunidade. Somente até setembro deste ano, 950 quilômetros de vias foram inspecionados para detecção de vazamentos visíveis e ocultos.

“Utilizamos geofones e realizamos inspeções detalhadas em busca de vazamentos. Esse trabalho é essencial para reduzir perdas e assegurar a eficiência da distribuição de água”, reforça Marcelo.

Manutenções emergenciais e preventivas

O CCO é a primeira linha de resposta às ocorrências. Quando um cliente comunica falta de pressão ou de água, uma equipe é imediatamente deslocada para avaliação. Em casos simples, o reparo é feito de forma imediata. Se a situação exige maior intervenção, entra em ação uma equipe especializada em manutenção emergencial.

Após o diagnóstico, o CCO coordena a mobilização das equipes e organiza o cronograma de manutenções preventivas, com base nos dados diários de monitoramento. Esse processo permite antecipar ajustes, otimizar recursos e comunicar o município com antecedência.


“O monitoramento contínuo nos permite agir antes que pequenas interferências se tornem problemas maiores. A partir dos dados diários, organizamos as manutenções preventivas de forma estratégica, garantindo mais estabilidade ao sistema”, explica Jéssica Corrêa.

Tecnologia e investimentos contínuos

Desde 2012, a Tubarão Saneamento vem investindo fortemente em inovação e telemetria. Somente nos últimos dez anos, foram mais de R$ 1 milhão aplicados em tecnologia voltada ao controle e integração de dados operacionais.

A telemetria permite monitorar 10 reservatórios, 12 boosters (conjuntos motobomba que aumentam a pressão da água em pontos estratégicos da cidade) e duas Estações de Recalque de Água Tratada (ERATs), todos centralizados no CCO.

“Com a telemetria, captamos informações em tempo real e transformamos dados em decisões rápidas e assertivas. Isso garante mais segurança operacional, eficiência e qualidade no abastecimento”, ressalta Jéssica. 

Além da telemetria, a concessionária implementou um cadastro completo da rede de saneamento e equipou seus veículos de campo com sistema de rastreamento via GPS, otimizando deslocamentos e reduzindo o tempo de resposta às ocorrências.

Gestão inteligente e compromisso com a cidade

A combinação entre tecnologia, capacitação e gestão estratégica faz do CCO uma das estruturas mais modernas da região. Mais do que monitorar sistemas, o centro representa o compromisso da Tubarão Saneamento com a eficiência, a sustentabilidade e o bem-estar da população.

“Nosso foco é garantir um serviço cada vez mais confiável, seguro e inovador. A tecnologia é uma aliada essencial, mas é o trabalho da nossa equipe que transforma informação em ação e resultados para Tubarão”, finaliza Marcelo Matos.

VEJA TAMBÉM
Tags