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Pesquisa mostra satisfação dos tubaronenses em relação aos serviços públicos
21/12/2015
21/12/2015
Os serviços de asfaltamento, limpeza e iluminação das ruas, transporte público, coleta de lixo, fornecimento de água e energia elétrica foram avaliados pelos entrevistados.
Divulgada nesta quinta-feira (17), pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), um estudo quantitativo que revela a satisfação dos tubaronenses em relação aos serviços públicos prestados no município. As amostras foram realizadas no mês de novembro, totalizando 625 entrevistas, cuja margem de erro máxima é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas nos 29 bairros e comunidades tubaronenses. Dos entrevistados, 39,2% foram homens e 60,8% mulheres.
O serviço de fornecimento de energia elétrica teve o maior resultado, com 72,6% dos usuários muito satisfeitos ou satisfeitos. Já 25,1% dos entrevistados responderam como indiferente, e 2,2% estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos com esse serviço. Seguido da energia elétrica está o serviço de fornecimento de água, com 70,1% dos usuários muito satisfeitos ou satisfeitos. Consideraram como indiferente 25,8% e, 4,2% disseram estar insatisfeitos com esse serviço.
Em terceiro lugar aparece a coleta de lixo, com 69,3% de aprovação dos entrevistados. Responderam que é indiferente 26,2% e os outros 4,5% dos usuários estão insatisfeitos com a coleta. O serviço de transporte público ficou com a quarta colocação, sendo 42,6% satisfeitos, 39,5% dos entrevistados responderam como indiferente e 16,8% estão insatisfeitos com o transporte público em Tubarão.
O serviço de iluminação das ruas tem 58,1% da satisfação dos usuários. Dos entrevistados, 29,3% responderam indiferente e 12,6% disseram estar insatisfeitos com esse serviço. Quando perguntados sobre a limpeza das ruas, 40,6% estão satisfeitos, 30,7% responderam como indiferente e 28,6% estão insatisfeitos. Em último lugar está o serviço de asfaltamento de ruas, com 33,8% de satisfação, 27,8% dos usuários considera indiferente e 38,4% estão insatisfeitos com esse serviço.
A pesquisa também avaliou os serviços que mais tiveram melhorias no período de um ano. Quando perguntados, os entrevistados compararam esses serviços com os serviços prestados há um ano. Quem apresentou o maior resultado foi o serviço de fornecimento de água, que está 26,2% muito melhor ou melhor. Em segundo lugar ficou o fornecimento de energia elétrica, com 23,7%. Coleta de lixo tem 21,4%, iluminação das ruas aparece com 19,5%, seguido do serviço de asfaltamento de ruas com 18,7%. Com a sexta colocação está o serviço de limpeza das ruas, que apresentou 18,2% e, o transporte público foi o que menos melhorou, com 15,7%.
Segundo a empresária, Kelly de Souza Schneider, moradora do bairro Passagem, os serviços que mais evoluíram foram os realizados por empresas terceirizadas, desconsiderando a energia elétrica que é do Estado. No meu bairro, principalmente na minha rua, o serviço de coleta de lixo é regular e o fornecimento de água melhorou muito. Há uns três anos faltava água todo sábado. Isso não ocorre mais, a qualidade é superior, tem mais pressão de água, antes era ralinha, e não tem mais água suja. Costumo receber SMS da Celesc quando falta energia e da Tubarão Saneamento quando tem obras ou pode faltar água”, comenta.
Classificação
Qual é o melhor serviço?
1º) Fornecimento de Energia Elétrica
2º) Fornecimento de Água
3º) Coleta de Lixo
4º) Transporte Público
5º) Iluminação das Ruas
6º) Limpeza de Ruas
7º) Asfaltamento de Ruas
Qual foi o serviço prestado que mais melhorou no último ano?
1º) Fornecimento de Água
2º) Fornecimento de Energia Elétrica
3º) Coleta de lixo
4º) Iluminação das ruas
5º) Asfaltamento de ruas
6º) Limpeza das ruas
7º) Transporte Público
Divulgada nesta quinta-feira (17), pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), um estudo quantitativo que revela a satisfação dos tubaronenses em relação aos serviços públicos prestados no município. As amostras foram realizadas no mês de novembro, totalizando 625 entrevistas, cuja margem de erro máxima é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas nos 29 bairros e comunidades tubaronenses. Dos entrevistados, 39,2% foram homens e 60,8% mulheres.
O serviço de fornecimento de energia elétrica teve o maior resultado, com 72,6% dos usuários muito satisfeitos ou satisfeitos. Já 25,1% dos entrevistados responderam como indiferente, e 2,2% estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos com esse serviço. Seguido da energia elétrica está o serviço de fornecimento de água, com 70,1% dos usuários muito satisfeitos ou satisfeitos. Consideraram como indiferente 25,8% e, 4,2% disseram estar insatisfeitos com esse serviço.
Em terceiro lugar aparece a coleta de lixo, com 69,3% de aprovação dos entrevistados. Responderam que é indiferente 26,2% e os outros 4,5% dos usuários estão insatisfeitos com a coleta. O serviço de transporte público ficou com a quarta colocação, sendo 42,6% satisfeitos, 39,5% dos entrevistados responderam como indiferente e 16,8% estão insatisfeitos com o transporte público em Tubarão.
O serviço de iluminação das ruas tem 58,1% da satisfação dos usuários. Dos entrevistados, 29,3% responderam indiferente e 12,6% disseram estar insatisfeitos com esse serviço. Quando perguntados sobre a limpeza das ruas, 40,6% estão satisfeitos, 30,7% responderam como indiferente e 28,6% estão insatisfeitos. Em último lugar está o serviço de asfaltamento de ruas, com 33,8% de satisfação, 27,8% dos usuários considera indiferente e 38,4% estão insatisfeitos com esse serviço.
A pesquisa também avaliou os serviços que mais tiveram melhorias no período de um ano. Quando perguntados, os entrevistados compararam esses serviços com os serviços prestados há um ano. Quem apresentou o maior resultado foi o serviço de fornecimento de água, que está 26,2% muito melhor ou melhor. Em segundo lugar ficou o fornecimento de energia elétrica, com 23,7%. Coleta de lixo tem 21,4%, iluminação das ruas aparece com 19,5%, seguido do serviço de asfaltamento de ruas com 18,7%. Com a sexta colocação está o serviço de limpeza das ruas, que apresentou 18,2% e, o transporte público foi o que menos melhorou, com 15,7%.
Segundo a empresária, Kelly de Souza Schneider, moradora do bairro Passagem, os serviços que mais evoluíram foram os realizados por empresas terceirizadas, desconsiderando a energia elétrica que é do Estado. No meu bairro, principalmente na minha rua, o serviço de coleta de lixo é regular e o fornecimento de água melhorou muito. Há uns três anos faltava água todo sábado. Isso não ocorre mais, a qualidade é superior, tem mais pressão de água, antes era ralinha, e não tem mais água suja. Costumo receber SMS da Celesc quando falta energia e da Tubarão Saneamento quando tem obras ou pode faltar água”, comenta.
Classificação
Qual é o melhor serviço?
1º) Fornecimento de Energia Elétrica
2º) Fornecimento de Água
3º) Coleta de Lixo
4º) Transporte Público
5º) Iluminação das Ruas
6º) Limpeza de Ruas
7º) Asfaltamento de Ruas
Qual foi o serviço prestado que mais melhorou no último ano?
1º) Fornecimento de Água
2º) Fornecimento de Energia Elétrica
3º) Coleta de lixo
4º) Iluminação das ruas
5º) Asfaltamento de ruas
6º) Limpeza das ruas
7º) Transporte Público