Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Água
Relatório de Qualidade da Água é entregue aos tubaronenses
18/02/2016
  Para ser consumida sem apresentar riscos à saúde, a água deve passar por um sistema rigoroso de tratamento, garantindo, assim, que o consumidor receba esse bem natural com qualidade em sua casa. Visando oferecer sempre o melhor produto aos consumidores, a Tubarão Saneamento trabalha efetivamente para distribuir água de qualidade aos tubaronenses. Para isto, a Concessionária realiza diariamente o monitoramento da água distribuída. O resultado anual destas análises é apresentado no Relatório de Qualidade da Água, que o cidadão tubaronense está recebendo em sua residência, junto da fatura.
  “Nosso trabalho também pode ser acompanhado pelo usuário, por meio do site (www.tubaraosaneamento.com.br) da empresa ou no aplicativo ‘Saneamento’, onde é possível encontrar todas as informações necessárias sobre a qualidade da água, como: localidade, dia e horário que foi realizada a coleta. Todos os resultados, em pontos divididos em todos os bairros de Tubarão também estão disponíveis na fatura mensal”, explica a Coordenadora de Tratamento de Água da Concessionária, Vanessa Villela de Souza.
  No Relatório Anual, o cliente visualiza como é feito o tratamento de água, por meio de um fluxograma da Estação de Tratamento (ETA), sabe sobre a capacidade de litros tratados por segundo, tem acesso aos padrões de potabilidade, conforme exigidos na Portaria Nº 2914/11 do Ministério da Saúde, acompanha os resultados, além de ter acesso ao parecer técnico e recomendações da Tubarão Saneamento.

Nós também podemos ajudar
  Para contribuir com o trabalho da Concessionária em atender bem a população, é indicado que a limpeza das caixas d’água seja feita com frequência. “O ideal é que ocorram a cada seis meses em casas, e a cada 12 meses para edifícios. A limpeza precisa ser feita periodicamente, pois as partículas que estão na água tendem a se depositar no fundo da caixa, onde ela fica parada, com o tempo o depósito se acumula e pode interferir na qualidade da água da sua residência”, destaca Vanessa.

Água da torneira
  Muitas pessoas têm receio em ingerir água da torneira, mas a coordenadora salienta “A água potável é aquela que possui a qualidade exigida pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, lei federal que determina os padrões de potabilidade à água tratada. A água fornecida pela Tubarão Saneamento passa por um rigoroso processo de tratamento e controle de qualidade. Todos esses fatores garantem uma água tratada potável e de qualidade para o consumo de todos tubaronenses”, ressalta a química. Em caso de suspeitas sobre a qualidade da água na sua residência, a Concessionária atende 24 horas e gratuitamente pelos telefones 0800 648 9596 e (48) 3052-7400.

Caminho que a água percorre até chegar a sua casa
Depois de retirada da natureza, a água passa por um completo processo de tratamento antes de ser distribuída. Assim, o líquido fica livre de materiais sólidos diluídos e, principalmente, de microorganismos. Conheça como funciona o tratamento:
1)   Chegada da água bruta: A água é captada no Rio Tubarão e bombeada para a Estação de Tratamento, conhecida como ETA;
2)   Coagulação: A água bruta recebe uma dosagem de coagulante (faz com que as partículas sólidas, sobretudo a argila, iniciem um processo de aglomeração em tanques de concreto e se transformam em grandes flocos pesados) e carvão ativo (retira as substâncias que podem provocar gosto ou odor na água);
3)   Floculação: Logo após, passa por uma mistura lenta, que formará os flocos com as partículas;
4)   Decantação: O líquido segue para grandes tanques, onde permanecerá para decantação dos flocos de sujeira;
5)   Filtração: Do processo anterior, a água segue para tanques que contém areia e carvão antracitoso, para retenção de alguma sujeira que tenha passado;
6)   Desinfecção e Fluoretação: Na água filtrada é adicionado cloro que serve para eliminar germes nocivos à saúde e garantir a qualidade da mesma até chegar à torneira do consumidor. Com o objetivo de reduzir a incidência de cárie dentária, também se adiciona flúor;
7)   Armazenamento e distribuição: Toda a água produzida na ETA é aduzida por gravidade aos reservatórios e distribuída por toda cidade por meio da rede de distribuição.
VEJA TAMBÉM
Tags