Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Água
Dia Mundial da Água traz reflexão e também pede atitude
22/03/2016
  A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para sobreviver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e destruindo as nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas. Seja para comemorar avanços e ideias inovadoras ou para denunciar o descaso e a degradação, cada vez mais empresas e cidadãos se mobilizam em torno do Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), para debater, trocar, aprender e refletir sobre este recurso tão vital à humanidade.
  A Tubarão Saneamento, responsável pelos serviços de água e esgoto no município de Tubarão, preocupada com a conservação dos recursos hídricos trabalha focada na política de incentivo ao uso consciente da água, por meio mudanças culturais. A Concessionária acredita que neste momento o ideal é implantar os 5 “R”s: reduzir, reusar, reciclar, respeitar e reflorestar. “O poder público, a Tubarão Saneamento e parceiros tem buscado providências para evitar estes déficits de abastecimento, mas cada um pode fazer o seu papel”, destaca a direção.
  Porém atenção! Para cuidar da água não basta reduzir o consumo. É preciso cuidar das nascentes e dos rios, pois eles são as fontes que abastecem a nossa casa. “A cidade de Tubarão é cortada pelo nosso maior fornecedor de água, o rio. As pessoas também podem cuidar, basta atentar para suas atitudes. Replante árvores nativas nas margens. Cuide do verde, evitando a impermeabilização do solo. Faça coleta seletiva para evitar que o resíduo reciclável seja disposto em aterro sanitário, em vez de ser reaproveitado ou reutilizado e não jogue lixo em locais impróprios, evitando que este vá para o rio. Se não mudarmos nosso jeito de conviver com a água, o prejuízo será nosso. Cada um de nós deve agir individual e coletivamente em casa, no trabalho e na comunidade para garantir que todos tenham acesso à água potável”.
  Vale destacar que um sexto da população mundial – mais de um bilhão de pessoas – não têm acesso a água potável; 40% dos habitantes do planeta não têm acesso a serviços de saneamento básico. Cerca de 6 mil crianças morrem diariamente devido a doenças ligadas à água insalubre e a saneamento e higiene deficientes. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), até 2025, se os atuais padrões de consumo se mantiverem, duas em cada três pessoas no mundo vão sofrer escassez moderada ou grave de água.
 
Água nossa de cada dia. Fique atendo a algumas dicas:
- Mantenha a torneira fechada
- Atenção a vazamentos
- Reutilize a água da chuva
- Reduza o tempo no chuveiro
- Lave carro e quintal com balde

Estudantes visitarão a ETA
  Durante a Semana Mundial da Água, a Tubarão Saneamento receberá alunos de algumas escolas municipais e integrantes do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), para visitas orientadas à Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no bairro Fábio Silva. O roteiro da visita começa com uma palestra sobre a importância da água e da preservação do meio ambiente. Durante a atividade, todos aprendem, na prática, como funciona o sistema, desde o momento da captação até a distribuição.
VEJA TAMBÉM
Tags