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Pesquisa aponta que 89,7% dos usuários da Tubarão Saneamento estão satisfeitos
16/08/2016
  Requisitos como atendimento via telefone, balcão, execução de serviços foram avaliados na pesquisa.
  À frente dos serviços do sistema de abastecimento de água e esgoto na Cidade Azul, há pouco mais de quatro anos, e em meio a diversas mudanças, sempre focadas na melhoria e no atendimento especializado ao cliente, a Tubarão Saneamento contabiliza 89,7% de satisfação dos usuários. Os dados são da pesquisa contratada pela Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR) ao Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), com o objetivo de avaliar a satisfação quanto aos serviços prestados pela Concessionária.
  O estudo, divulgado nesta terça-feira (16), foi realizado entre os dias 21 de junho e 08 de julho, totalizando 500 entrevistas, cuja margem de erro máxima é de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas por meio de contato telefônico, com os clientes atendidos nos últimos meses, distribuídos nos 34 bairros e comunidades tubaronenses. Dos entrevistados, 50% foram homens e 50% mulheres.
  Se comparado ao resultado do último ano, a satisfação dos tubaronenses aumentou. Em 2015, o índice geral foi de 88,03%. Neste exercício considerando a média do índice de atendimento ao usuário, via telefone, balcão e para execução dos serviços prestados pela Tubarão Saneamento, a pesquisa apontou 89,7% de aprovação dos usuários, 5,95% responderam como sendo regular o atendimento e 4,35% como ruim ou péssimo. Foram avaliados itens como o atendimento (educação, cortesia) do funcionário via telefone. O índice de aprovação dos consumidores neste item foi de 93,2%. Consideraram regular 2,6%, avaliaram como ruim ou péssimo 4,2%. Já neste mesmo quesito, porém via atendimento personalizado (na loja), o índice de aprovação foi de 92,7%, consideraram regular 6,3% e ruim ou péssimo 1,0%.
  A pesquisa também questionou quanto a satisfação nas solicitações via telefone: consideraram ótimo e bom 88,1%, regular 2,6% e ruim ou péssimo 9,3%. Atendimento personalizado: ótimo e bom 90,9%, regular 7,8% e ruim ou péssimo 1,3%. Sobre os atendimentos em campo, quanto à realização da limpeza do local, pós serviço, quando solicitados pelo telefone, o índice de aprovação foi de 88,1%, regular 4,3%, ruim ou péssimo 7,6%. Quando solicitados via atendimento personalizado, ótimo e bom 87,3%, regular 10,9%, ruim ou péssimo 1,8%. Ainda foram avaliados itens que incluem: o atendimento da equipe de campo e o cumprimento do prazo do serviço, todos separados quando solicitados por telefone ou na Central de Atendimento.
  Segundo a diretoria da Concessionária, o resultado reflete no sistema de gestão implantado pela empresa. "Temos o cuidado de preparar e treinar nossos colaboradores, para atender da melhor forma nossos usuários". Quanto aos percentuais de insatisfação, a Concessionária friza que tem conhecimento de algumas deficiências, e por isso busca a melhoria contínua em todos os atendimentos. "Lidamos de forma transparente com nossos usuários, que hoje têm acesso às informações da empresa pelo site, pelo telefone e na Central de Atendimento ao Cliente. Estamos à disposição para ouvi-los e atendê-los", completa.

Água da Tubarão Saneamento é mais barata
  Os usuários da Tubarão Saneamento pagam 45% a menos pela água tratada, do que a população dos municípios atendidos pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Na Cidade Azul a tarifa básica para até 10m³ é de R$ 27,38. Já o valor reajustado pela Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catarina (Agesan), para a mesma quantidade de água, é de R$ 39,77.
  A Concessionária tem o desafio de, cada vez mais, melhorar a qualidade da água, que chega a 95% das residências do município (mais de 28 mil residências conectadas à rede de fornecimento de água, atendendo aproximadamente 100 mil tubaronenses) e iniciar os serviços de tratamento de esgoto. Vários investimentos foram realizados e, até 2042, 95% do município passará a contar com a coleta e o tratamento de esgoto e todas as residências urbanas terão água tratada.
  Em relação ao cronograma de obras de implantação do sistema, a Tubarão Saneamento está dentro do prazo concedido pelo município. Todos os projetos executivos estão finalizados e no momento a empresa aguarda a Licença Ambiental Prévia (LAP), a ser expedida pela FATMA, seguida da Licença Ambiental de Instalação (LAI), para início das obras.
  "A primeira etapa contempla uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com 152 L/s, uma rede coletora com 148.031 metros, um interceptor com 4.625 mil metros, seis estações de recalque, um emissário com 4.135 metros, além de 9.836 ligações prediais (unidades), para atender 37% da população. Nesta primeira etapa, os bairros comtemplados serão: Humaitá, Revoredo, Centro, Passagem, Vila Moema, Recife, Passo do Gado, Santo Antônio de Pádua e Oficinas. A Concessionária investirá cerca de 125 milhões, num período aproximado de 2,5 anos", destaca a Direção da Tubarão Saneamento.
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