Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Água
Tubarão Saneamento amplia os laboratórios da Estação de Tratamento de Água
06/10/2016
  Com o novo laboratório, o controle de qualidade de água será ainda maior, além da agilidade nos resultados de análises de monitoramento do líquido, que a nova estrutura permitirá. O local para preparo, esterilização, análise e descarte de microbiologia, também foi reestruturado e garantirá mais eficácia nos resultados. Outro ponto importante foi as aquisições: tanques para armazenar os produtos, novas tubulações de dosagem, instalação de skids para as bombas de dosagem e implantação de um sistema de supervisão e controle dos equipamentos.
   Segundo a diretoria da Concessionária, é de fundamental importância um laboratório bem estruturado, para aumentar a precisão e segurança, no tratamento da água e, poder realizar melhor o monitoramento da variação das características do Rio Tubarão, inclusive de possíveis poluentes. Hoje, é possível ligar, desligar e até regular a dosagem através do supervisório. "Com os investimentos realizados no local, nossa equipe tem um ganho de precisão para todos os ajustes necessários no tratamento de água. Além de maior facilidade e rapidez na realização das análises operacionais e de legislação", destaca.
   Cabe destacar que, o volume mensal de análises é grande e a Tubarão Saneamento controla, rigorosamente, todas as etapas do tratamento, com atendimento à Portaria nº 2914/11 do Ministério da Saúde. "São realizadas 730 análises por mês na água bruta. Já nas etapas do tratamento são mais de 6,3 mil por mês, e cerca de 2 mil na saída da ETA. Em relação à rede de distribuição a empresa realiza cerca de 800 análises por mês. Essas quantidades são feitas tanto para atender a Legislação e indicadores, quanto por procedimento internos, e para os preparativos da certificação do laboratório, cujos procedimentos são ainda mais rigorosos", informa.
   A direção ainda destaca que no laboratório de microbiologia foi realizado o isolamento total da área, para garantir um resultado mais real, com base em padrões internacionais. "Isso porque os equipamentos são de ótima qualidade, e calibrados para que sua medição seja correta. Tais melhorias também vão influenciar na vida útil dos equipamentos", completa.
   Conquistar a certificação do laboratório na norma ISO 17025 é a próxima etapa da Tubarão Saneamento, no que se refere à qualificação do sistema de tratamento de água. Com a adequação dos ambientes, a empresa terá condições para que os procedimentos necessários à conquista do certificado sejam facilmente implantados.
VEJA TAMBÉM
Tags