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Pesquisa mostra satisfação dos tubaronenses em relação aos serviços públicos
19/12/2016
19/12/2016
Os serviços de asfaltamento, limpeza e iluminação das ruas, transporte público, coleta de lixo, fornecimento de água e energia elétrica foram avaliados pelos entrevistados.
Divulgado nesta segunda-feira (19), pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), um estudo quantitativo que revela a satisfação dos tubaronenses em relação aos serviços públicos prestados no município. As amostras foram realizadas entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, totalizando 625 entrevistas, cuja margem de erro máxima é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
As entrevistas foram realizadas nos 31 bairros e comunidades do município. Dos entrevistados, 33,1% foram homens e 66,9% mulheres. O serviço de fornecimento de energia elétrica, atendido pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), teve o maior resultado, com 92,2% dos usuários muito satisfeitos ou satisfeitos. Já 5,4% dos entrevistados responderam como indiferente, e 2,4% estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos com esse serviço.
A segunda colocação ficou com a Concessionária Tubarão Saneamento, que atua na Cidade Azul há pouco mais de quatro anos. Para os entrevistados, 92% está muito satisfeito ou satisfeito com o serviço de fornecimento de água. Consideraram como indiferente 6,2% e, 1,8% disseram estar insatisfeitos com esse serviço.
Em terceiro lugar aparece a coleta de lixo, realizada pela Retrans, com 87,8% de aprovação dos entrevistados. Responderam que é indiferente 8,3% e os outros 3,9% dos usuários estão insatisfeitos com a coleta. O serviço de iluminação das ruas (Cosip - Prefeitura) ficou com a quarta colocação, sendo 70,2% satisfeitos, 15,7% dos entrevistados responderam como indiferente e 14,1% estão insatisfeitos com iluminação pública em Tubarão.
O serviço de limpeza das ruas (Retrans – Prefeitura) tem 56,6% da satisfação dos usuários. Dos entrevistados, 21,6% responderam indiferente e 21,8% disseram estar insatisfeitos com esse serviço. Quando perguntados sobre o asfaltamento das ruas (Prefeitura), 43,2% estão satisfeitos, 14,4% responderam como indiferente e 42,4% estão insatisfeitos. Em último lugar está o serviço de transporte público, com 38,6% de satisfação, 49,4% dos usuários considera indiferente e 12% estão insatisfeitos com esse serviço.
Se comparado ao resultado do último ano, a satisfação dos tubaronenses aumentou. Em 2015, a mesma pesquisa referente ao fornecimento de energia elétrica era de 72,6% e o de água resultou em 70,1% de satisfação. Neste ano, com 21,9% a mais, no caso do fornecimento de água, e 19,6% no caso da energia, os serviços são considerados satisfatórios.
Classificação
Qual é o melhor serviço?
1º) Fornecimento de Energia Elétrica
2º) Fornecimento de Água
3º) Coleta de Lixo
4º) Iluminação das Ruas
5º) Limpeza de Ruas
6º) Asfaltamento de Ruas
7º) Transporte Público
Divulgado nesta segunda-feira (19), pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), um estudo quantitativo que revela a satisfação dos tubaronenses em relação aos serviços públicos prestados no município. As amostras foram realizadas entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, totalizando 625 entrevistas, cuja margem de erro máxima é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.
As entrevistas foram realizadas nos 31 bairros e comunidades do município. Dos entrevistados, 33,1% foram homens e 66,9% mulheres. O serviço de fornecimento de energia elétrica, atendido pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), teve o maior resultado, com 92,2% dos usuários muito satisfeitos ou satisfeitos. Já 5,4% dos entrevistados responderam como indiferente, e 2,4% estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos com esse serviço.
A segunda colocação ficou com a Concessionária Tubarão Saneamento, que atua na Cidade Azul há pouco mais de quatro anos. Para os entrevistados, 92% está muito satisfeito ou satisfeito com o serviço de fornecimento de água. Consideraram como indiferente 6,2% e, 1,8% disseram estar insatisfeitos com esse serviço.
Em terceiro lugar aparece a coleta de lixo, realizada pela Retrans, com 87,8% de aprovação dos entrevistados. Responderam que é indiferente 8,3% e os outros 3,9% dos usuários estão insatisfeitos com a coleta. O serviço de iluminação das ruas (Cosip - Prefeitura) ficou com a quarta colocação, sendo 70,2% satisfeitos, 15,7% dos entrevistados responderam como indiferente e 14,1% estão insatisfeitos com iluminação pública em Tubarão.
O serviço de limpeza das ruas (Retrans – Prefeitura) tem 56,6% da satisfação dos usuários. Dos entrevistados, 21,6% responderam indiferente e 21,8% disseram estar insatisfeitos com esse serviço. Quando perguntados sobre o asfaltamento das ruas (Prefeitura), 43,2% estão satisfeitos, 14,4% responderam como indiferente e 42,4% estão insatisfeitos. Em último lugar está o serviço de transporte público, com 38,6% de satisfação, 49,4% dos usuários considera indiferente e 12% estão insatisfeitos com esse serviço.
Se comparado ao resultado do último ano, a satisfação dos tubaronenses aumentou. Em 2015, a mesma pesquisa referente ao fornecimento de energia elétrica era de 72,6% e o de água resultou em 70,1% de satisfação. Neste ano, com 21,9% a mais, no caso do fornecimento de água, e 19,6% no caso da energia, os serviços são considerados satisfatórios.
Classificação
Qual é o melhor serviço?
1º) Fornecimento de Energia Elétrica
2º) Fornecimento de Água
3º) Coleta de Lixo
4º) Iluminação das Ruas
5º) Limpeza de Ruas
6º) Asfaltamento de Ruas
7º) Transporte Público