Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Ações são propostas para conter avanço de salinização da água do rio Tubarão
07/05/2020
07/05/2020
Representantes da prefeitura de Tubarão, Agência Reguladora e Tubarão Saneamento, estiveram reunidos nesta quarta-feira (6), para definir ações no intuito de reduzir os impactos causados pela estiagem.
Com os dados preliminares, levantados tanto pela Tubarão Saneamento, quanto pela AGR, e o acompanhamento diário do comportamento da maré e acúmulo de “sólidos totais dissolvidos” nas águas do rio, ainda não é possível identificar a causa do aumento substancial dos STDs. Mesmo assim, foram discutidas, pelo grupo, alternativas de medidas a serem avaliadas em curto, médio e longo prazo, para enfrentar a situação.
Por enquanto, a água captada pela concessionária ainda é possível de ser tratada com segurança e o fenômeno até o momento não interfere na potabilidade da água tratada, que continua dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde. Mas o avanço dessa água salinizada e, outros fatores que aumentam os STDs, podem alcançar o ponto de captação e tem preocupado os técnicos da concessionária.
Dentre as medidas discutidas no encontro, três serão incorporadas ao decreto municipal de emergência e serão exigidas, imediatamente, pela Defesa Civil. São elas: suspensão de extração de material de qualquer natureza do leito do rio (areia, seixo, etc) por 30 dias; regularização do fundo do rio, na região da construção da passarela de concreto; contratação, pela concessionária, de estudo por ecobatimetria com ADCP, perfilador de corrente acústica por efeito doppler, a fim de identificar o fluxo preferencial da água do rio, para servir de base a outras ações.
A construção de uma barreira física no leito do rio, que chegou a ser aventada, por enquanto foi descartada, pelo alto custo, complexidade de construção e indefinição da efetividade. Essa e outras medidas podem ainda vir a ser tomadas, quando houver mais subsídios técnicos.
O prefeito Joares Ponticelli tem se mostrado preocupado com a questão e reiterou o pedido de empenho de todos para a construção de soluções. “É preciso enfrentar o problema, que já nos tira o sono, justamente nesse momento de pandemia. As medidas apresentadas serão devidamente estabelecidas e almejamos que sejam eficientes”, declarou o prefeito.