Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Programas Socioambientais
Concessionária propõe mudanças na rotina para comemorar Dia Mundial do Meio Ambiente
04/06/2020
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, foi criado para chamar a atenção das pessoas para os impactos negativos da ação humana, no meio em que se vive e, conscientizar sobre a preservação dos recursos naturais. Em homenagem à data, adaptando para esse período que exige, ainda, o isolamento social redobrado de alguns cuidados, a Tubarão Saneamento sugere algumas dicas para serem incorporadas na rotina, ações que podem cooperar com a natureza.

A primeira é o uso consciente de água. Com pequenas mudanças na rotina, o recurso pode ser preservado: acumule peças de roupa para que a máquina de lavar seja usada em sua capacidade máxima, reduza o tempo com torneiras e chuveiros abertos, reutilize a água sempre que possível e, quando identificar vazamentos na rua, informe à empresa responsável.

A segunda é a economia de energia elétrica. Para que as casas sejam iluminadas e equipamentos eletrônicos funcionem, são explorados recursos naturais. Por isso, é importante que evite o desperdício: aproveite mais a luz do dia, troque lâmpadas incandescentes pelas de led, desligue a televisão quando não estiver em uso, e evite colocar alimentos quentes na geladeira.

A terceira é o descarte correto de lixo. Além de poluir o meio ambiente, o depósito inadequado provoca a proliferação de animais (ratos, baratas etc), enchentes e muitos outros problemas. Além de dar o destino correto, existe a possibilidade de produzir menos lixo. Confira algumas dicas: prefira embalagens em refil, consuma alimentos orgânicos ao invés de industrializados e evite o uso de descartáveis.

Conforme a Tubarão Saneamento, na Cidade Azul, em localidades onde o sistema de coleta e tratamento de esgoto já encontra-se em operação, são identificadas irregularidades sobre o descarte de lixo diariamente. “Depois que sai de uma residência, o esgoto segue em uma rede de coleta até chegar na Estação Elevatória. Lá conseguimos observar objetos como lâmina de barbear, brinquedos, absorventes, grande quantidade de papel e muito mais. Hoje, esses materiais estão prejudicando a operação de esgoto e se houver um obstrução podem voltar para as residências”, conta o diretor Marcelo Matos.

O sistema de coleta e tratamento de esgoto traz diversas vantagens para o meio ambiente, mas para que esse processo ocorra normalmente, é importante que não haja materiais inapropriados nas redes. Vale lembrar que, é um sistema destinado para águas provenientes dos usos pessoais, como a do banho, da descarga, da lavanderia e da cozinha. “Se essas residências têm o hábito de jogar o lixo na rede de esgoto, em todos esses anos, imagine o quanto de lixo chega ao rio, que é uma fonte de alimento para todos os cidadãos”, completa o diretor.

VEJA TAMBÉM
Tags