Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Manutenções
Mau uso da rede de esgoto motiva manutenção emergencial
01/12/2021
No último sábado (27), a Tubarão Saneamento realizou uma manutenção emergencial na avenida Marcolino Martins Cabral, esquina com a rua Coronel Collaço, para identificar e corrigir o que causou o aparecimento de um buraco na pista. No local, está instalada a rede de coleta de esgoto.

A equipe técnica identificou que estava sendo feito o descarte inadequado de resíduos, principalmente de gordura. A atitude imprópria provocou o rompimento da rede e, com a infiltração da areia na tubulação, resultou em um buraco na pista.

Segundo o diretor da concessionária, Marcelo Matos, essas redes não são preparadas para receber lixo, água da chuva e gordura. “Quando esses itens chegam nas tubulações que coletam o esgoto, prejudicam o processo de tratamento e podem provocar graves obstruções na rede, impactando em alagamentos, contaminação do lençol freático, transmissão de doenças relacionadas a falta de saneamento, transbordamento nos poços de visita e até nas residências, além de manutenções e transtornos desnecessários”, relata.

O destino correto para os resíduos sólidos (papel em geral, papel higiênico, plásticos, vidros, metais e não recicláveis), é a coleta de lixo ou  seletiva, conforme disponível em cada localidade. Quando o assunto é resíduo orgânico, existem alternativas como a compostagem e a biodigestão.

A chuva (calhas e ralos) e também o esgotamento de piscinas, devem seguir para a rede de drenagem, que é de responsabilidade da Prefeitura. “Este sistema é feito de concreto e é maior do que do esgoto, pois é planejado para receber um grande volume em um curto período. Quando essa água é ligada de forma irregular, pode causar uma sobrecarga ”, explica o diretor.

Cada resíduo deve ter sua correta destinação, por exemplo: na cozinha e área de churrasco reforçamos a necessidade de manter a caixa de gordura, e ainda assim, o óleo de cozinha não pode ser descartado na pia. Já os resíduos da lavanderia e do banheiro devem seguir direto para a rede de esgoto. 
“Antes de realizar a conexão da residência, o usuário pode tirar todas as dúvidas entrando em contato com a nossa Central de Atendimento ao Cliente pelo WhatsApp (48) 99168-5827 ou pelos telefones 0800 648 9596 e (48) 3052-7400”, completa Marcelo Matos.
VEJA TAMBÉM
Tags